Como deixar sua casa fresca no verão

como deixar sua casa mais fresca para o verao

Quando chega o verão aqui no Brasil, é muito difícil escapar do calorão que faz em todas as regiões. Algumas são mais frescas, porém, a grande maioria das cidades é castigada com temperaturas na casa de 30 e até 40° C.

A casa, como não poderia deixar de ser, vira um verdadeiro forno, e fica até mesmo difícil cumprir tarefas ou descansar a noite, porque o calor incomoda demais. Mas é possível manter a casa fresca mesmo nessa época do ano. E neste artigo vamos deixar para você 5 dicas que vão ajudar a manter sua casa fresca quando o calorão estiver lá fora.

  1. Deixe o ar circular

Não adiante manter a casa fechada e ligar o ventilador, porque ele apenas movimentará o ar quente. O ideal é aproveitar a brisa natural deixando as janelas abertas e portas também. Os ambientes precisam ser ventilados, e por isso, sempre opte por aberturas grandes, em especial se você mora em uma cidade muito quente.

  1. Planeje sua casa e a organize a seu favor

Se você ainda vai construir agora é hora de pensar na incidência do sol para nortear como deve ser a sua casa. O ideal é que ele não incida diferentemente em janelas nos períodos de maior intensidade, para evitar o seu calor dentro de casa.

Mas para quem já construiu é possível instalar toldos ou então brises para reduzir a luz do sol sem perder ventilação. E no caso da organização os móveis, prefira dimensionar de modo que não receba luz solar direta.

  1. Aposte em plantas para refrescar a casa

Outar forma de refrescar a casa no calor do verão é manter plantas tanto na área externa como interna. Um gramado ajuda muito a amenizar o calor, porque piso e cimento esquentam demais e absorvem o calor do sol.

Mantenha também árvores para fazerem sombra nas paredes, não precisa ser muito altas, apenas frondosas. E dentro de casa, ter um jardim de inverno ou então um jardim vertical também ajuda a refrescar, porque as plantas respiram e oferecem umidade para o ar.

  1. Troque seu enxoval por um de verão

Quando chegar o calor opte por trocar o seu enxoval por um de verão, com tecidos mais leves e que deixam a pele respirar. Os tecidos grossos absorvem calor e sufocam. Mude desde o seu lençol até suas cortinas para tecidos frescos.

  1. Use a tecnologia a seu favor

Se você quiser um ambiente ainda mais fresco, pode optar também por ventiladores, circuladores de ar e ar condicionado. Mas nesse caso, prefira sempre aparelhos novos e com tecnologia atual. Eles economizam energia e não vão lhe fazer ter um susto com sua conta no final do mês.

Viu só como não é preciso passar calor? É possível manter a casa fresca no verão e ter dias mais agradáveis e noites tranquilas.

 

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Powered by WordPress and ThemeMag