Cor do ano de 2018: descubra qual foi o tom selecionado pelo Pantone

cor do ano de 2018 decoração

Desde o ano de 2000 o Pantone Color Instritute seleciona uma cor para receber o título de cor do ano. E para 2018 isso não seria diferente, e o tom já foi selecionado e divulgado pela empresa.

A cor do ano de 2018 é o Ultra Violet (18-3838). Depois de uma intensa análise e estudo dos especialistas do Instituto Pantone essa foi a cor selecionada por estar mais em harmonia com momento que a sociedade vive.

Para fazer a escolha de uma cor do ano os especialistas se reúnem e analisam diversos fatores que influenciam na seleção. São observados a moda, a cultura pop, a tecnologia e também a culinária.

No ano de 2016 a cor eleita foi o Rosa Quartzo e Serenidade, que trazia a discussão de gênero como um pensamento coletivo e o momento social. Já em 2017 o eleito foi o Greenery, que estimula a conexão como meio natural.

A cor do ano de 2018 é o Ultra Violet porque tem tudo a ver com o momento atual, que é o de incentivar o alcance de metas e a superação de limites. Essa cor é um tom provocativo, ele estimula a originalidade, o pensamento visionário e também a engenhosidade.

É uma cor complexa que também reflete o inconformismo e a vontade de mudar. Traz a experimentação, e com isso, as novas ideias que vêm surgindo e os questionamentos que fazem as pessoas saírem do senso comum e de sua zona de conforto.

Segundo Laurie Pressman, vice-presidente do Pantene Color Institute, a cor do ano de 2018, o Ultra Violet, vem trazer também aquilo que nós estamos precisando no mundo atual. E com certeza veremos essa cor em diversos lugares, porque a Pantone é conhecida por suas pesquisas personalizadas de cores e também por indicar a tendência do mercado.

Depois da divulgação da cor do ano é que existe um movimento estratégico para o setor do design e das marcas de um modo geral. Assim, pedem explorar em seus produtos a oferta de itens que trazem essa nova cor.

E se você também quer estar antenado com a tendência do mercado, então veja a seguir como utilizar o Ultra Violet em sua decoração e se manter atualizado com o mundo da arquitetura e design:

Nos móveis

Um móvel com a cor do ano de 2018 pode ser suficiente para não promover alterações bruscas na decoração, mas estar com um pé nas tendências do mercado. Pode ser uma peça pintada nessa cor ou então estofada nesse tom.

Detalhes

As cortinas ou almofadas também podem ser na cor Ultra Violet, o que vai dar um charme especial para o espaço e depois que a tendência se for é mais fácil para mudar a decoração.

Paredes

Mas para quem deseja algo mais expressivo, o Ultra Violet pode estar na tinta das paredes. Se não desejar pintar a casa toda, faça isso apenas em uma parede, mesmo porque o Ultra Violet em todos os cômodos pode deixar o ambiente carregado por ser uma cor intensa. Pintando apenas uma parede você consegue destaque e ainda pode trabalhar esse espaço como foco da sua decoração.

Lembre-se de que para combinar a cor do ano de 2018 com sua decoração atual é interessante pensar no resultado que você deseja. Assim poderá aplicá-la com bom gosto e bom senso, de modo que o ambiente não fique carregado, mas esteja atualizado com as novas tendências.

 

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Powered by WordPress and ThemeMag