Qual o risco de comprar imóveis na planta?

qual o risco de comprar um imovel na planta

A compra de um imóvel é um grande investimento que fazemos, e para quem vai investir na casa própria, trata-se também da realização de um sonho. Por isso, essa é uma etapa importante e que precisa ser avaliada com cuidado.

Existem muitas opções de imóveis que podemos adquirir, inclusive podemos comprar um imóvel na planta. E essa é uma opção interessante para quem deseja pagar um pouco menos, já que imóveis na planta oferecem um bom desconto.

Mas, com certeza você também já ouviu falar que fazer esse tipo de compra é arriscado. E realmente não podemos negar isso, porque um imóvel na planta é assumir o rico de que pode acontecer algum problema até a data da entrega dele.

O que pode dar errado ao comprar um imóvel na planta

O valor de um imóvel na planta é bem atrativo, e o consumidor pode economizar um bom dinheiro ao fazer esse tipo de aquisição. Por isso, é que a procura por esse tipo de imóvel é sempre significativa. Mas é essencial ter cuidado na hora da compra.

Um imóvel na planta é mais barato do que um imóvel em estoque porque nesse meio do percurso pode acontecer um problema e o imóvel não ser entregue, a obra atrasar ou mesmo apresentar algo errado. Ou seja, o valor do desconto é dado em função de o consumidor assumir esse risco para si.

Considere antes da compra que o imóvel ainda está em construção. Que levará anos para a obra ficar pronta, assim, não é possível ter 100% de garantia de que tudo saíra perfeito, embora a construtora se esforce para isso.

Como dito, comprar esse tipo de imóvel pode ser arriscado porque:

A obra pode atrasar

Atrasos na obra podem fazer com que ela seja entregue fora do tempo previsto. Por isso, o ideal é que o consumidor não tenha muita pressa e entenda que isso pode acontecer.

A empresa pode falir

Esse é um problema que também pode acontecer, porque num prazo de anos para a entrega de um empreendimento, a empresa pode sofrer abalos e acabar pedindo falência, o consumidor então ficará se o seu imóvel.

A obra pode apresentar problemas

Como você ainda não tem o imóvel pronto para ver, precisa confiar na planta. Mas ao final pode ser que problemas surjam e a construção apresente problemas estruturais ou defeitos.

A empresa pode ser fraudulenta

Outro risco assumido é de que empresa pode ser uma fraude, e o comprador acabar colocando o se dinheiro em algo que não existirá.

Mas embora haja esse risco isso não significa que comprar um imóvel na planta é um mau-negócio. Os especialistas afirmam que o consumidor pode ter boas vantagens sim, e além dos descontos que a obra já possui, pode pechinchar ainda mais o valor do imóvel e reduzir o custo das parcelas.

Somente é preciso ter o cuidado de escolher uma boa construtora, que tenha boa reputação e solidez no mercado. Também manter uma reserva em dinheiro para gastos extras que surjam nesse tempo, e visitar a obra para conhecer o espaço e ver seu andamento.

Outra coisa importante é exigir em contrato a data de entrega da obra e cercar-se de todas as formas para garantir o seu direito. Nessa hora vale procriar por um advogado ou corretor experiente para lhe instruir sobre quais ações podem lhe resguardar.

Feito isso, comprar um imóvel na planta será um bom negócio, porque mesmo que aconteça algo errado todas as medidas que asseguram seu direito formam tomadas, então, poderá reaver o valor investido.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Powered by WordPress and ThemeMag