Quanto tempo demora para vender um imóvel?

quanto tempo demora para vender um imovel

Quando colocamos um imóvel a venda a esperança é que ele seja vendido em poucas semanas, e de preferência assim que anunciado comece a chover propostas. Seria bom se fosse assim, porém a realidade é diferente.

Seja para quem opta por vender com intermédio de uma imobiliária, ou para aqueles que preferem realizar a venda por conta própria, esse processo pode demorar um pouco. E no artigo de hoje vamos explicar porque isso acontece e também dar algumas dicas para reduzir o tempo de espera pela venda. Acompanhe!

A média de tempo para venda de um imóvel

Na hora de vender um imóvel é preciso considerar que não estamos falando de um valor baixo. Trata-se de um investimento considerável e que precisa ser calculado pelo comprador. Também não é uma peça de roupa ou calçado, que podemos trocar na loja.

Por isso, toda venda e compra de imóveis se dá em etapas para que o comprador possa realmente avaliar se aquele imóvel é o ideal para si. A média de tempo para concretizar uma venda, segundo a Proteste, Associação de Consumidores, é de cera de 8 meses.

Para quem opta por uma imobiliária a pesquisa feita pela Associação indica que o tempo estimado é um pouco mais longo em alguns dias, de acordo com a média, sendo cerca de 8 meses e 24 dias, e nas vendas particulares de 8 meses e 10 dias.

O que interfere no tempo de venda

Vários fatores podem interferir no tempo de venda de um imóvel. Eles variam tanto com relação ao anúncio que está sendo veiculado, como pela estrutura do imóvel, e também o bairro onde ele está localizado.

Para que uma venda seja rápida é essencial que as pessoas vejam vantagem na aquisição do imóvel, e para isso elas avaliam todos os parâmetros envolvidos. E tudo começa pela forma como ela é divulgada, ou seja, como você está anunciando a venda, as fotografias que tirou, a estrutura da casa, sua idade, etc.

A localização, como dito, também pode fazer um imóvel ser vendido mais rápido ou devagar. Isso porque alguns bairros são mais estruturados do que outros, também há a questão da segurança pública e da vizinhança.

E por fim, o valor que foi colocado no imóvel precisa estar condizente com aquilo que ele realmente vale, e também deve estar de acordo com o que vem sendo praticado no mercado.  Mas não considere a nível nacional. Sempre devemos trabalhar com os valores da cidade ou do bairro, e com base em imóveis similares para praticar um preço equilibrado.

Dicas para vender seu imóvel mais rápido

Como você viu, se quer ganhar tempo na venda do seu imóvel não há muita diferença entre as transações particulares e pela imobiliária. O ideal mesmo é saber como vender para conseguir um comprador em menos tempo. Veja a seguir algumas dicas que podem melhorar a aceitação do imóvel e encontrar um comprador mais rápido:

  1. Sempre pratique a média do preço do mercado, sem supervalorizar ou desvalorizar seu imóvel.
  2. Os imóveis vazios devem estar em boas condições, limpos e nunca com aspecto de abandono. Prefira deixar as paredes brancas, porque nem todas as scores agradam a todas as pessoas.
  3. Os imóveis ocupados devem estar sempre organizados e o mais neutro possível. Evite deixar itens muito pessoais a mostra e também procure retirar aqueles que sejam específicos com o gosto do comprador, como tema religiosos ou de times de futebol.
  4. Pintar as paredes ou trocar um piso trincado faz parte do investimento na aparência do imóvel. Porém, não faça reformas grandes para não encarecer o valor do imóvel em função do que você investiu. Além de a reforma poder não agradar o futuro comprador.
  5. Se o imóvel estiver sendo vendido na internet também capriche nas fotografias para que os ambientes sejam valorizados.
  6. Procure ouvir as contrapropostas que receber, não fique inflexível na negociação. Quanto menos disposto você estiver para negociar, mais tempo pode demorar a venda.

Cumprindo cada passo do jeito certo você vai conseguir vender seu imóvel em pouco tempo, mas lembre-se da média que nós passamos para você. E a fim de não criar expectativas de vendas-relâmpago.

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