Vale a pena comprar um imóvel agora?

Vale-a-pena-comprar-um-imóvel-agora.j

O Brasil vive um momento de crise econômica que afeta a vida de todos os brasileiros. Isso se reflete em todos os setores do mercado, e o imobiliário também sentiu esse abalo, com a baixa procura por aluguéis e financiamentos.

Porém, o período mais crítico parece ter se acalmado, e os números mostram alguma melhora. Mas será que isso é suficiente para indicar um bom momento para comprar um imóvel? Nós vamos responder essa pergunta e esclarecer para você se é ou não uma boa hora para investir na casa própria. Continue lendo.

Financiar ou não um imóvel?

Embora a economia mostre sinais de uma melhora, ainda não é expressiva e precisa caminhar um pouco mais para chegar até um nível estável e seguro para o mercado, ou seja, conseguimos respirar, mas isso não significa que saímos da água.

Por isso, especialistas do setor de imóveis dividem opiniões se agora é ou não um bom momento para comprar um imóvel. Enquanto alguns acham que agora é a hora certa, outros acreditam que seria melhor esperar o ano de 2018.

Mas porque esperar o ano que vem? A explicação está no anúncio feito pela Caixa Econômica Federal quando foi cortado o Pró-Cotista, uma linha de crédito que atendia pessoas da classe média.

Financiando pelo Pró-Cotista os juros são mais baixos do que outras linhas de crédito, e embora ele seja oferecido também pelo Banco do Brasil, a Caixa ainda oferecia os menores juros, entre 7,85 e 8,85%.

Segundo a caixa a previsão é de que essa linha de crédito volte a ser oferecida em janeiro de 2018, ou seja, é por isso que alguns especialistas dizem que seria melhor, então, esperar um pouco mais.

Porém, aqueles que acreditam ser esse o momento para financiar, se prendem à melhora do mercado. Como dito, a economia dá sinais de crescimento outra vez, e com isso, reduz-se os juros, as pessoas estão conseguindo se recolocar no mercado de trabalho e há a oferta de imóveis.

Ou seja, no momento pode sim, ser interessante comprar um imóvel, mas para quem prefere juros menores, esperar 2018 é uma opção. Porém, não é certeza de que o Pró-Cotista volte nessa data realmente, afinal, a Caixa está sempre mudando o seu discurso.

Então, se for optar, por comprar o seu imóvel agora ou em 2018, o ideal mesmo é seguir as dicas de especialistas para conseguir fazer um bom negócio. Veja quais são elas:

Acumule um bom valor de entrada

O ideal é juntar um valor que represente 40 ou 50 % do total do imóvel. Assim as parcelas ficam mais enxutas e isso pesa menos em juros também.

Iguale o valor da mensalidade com seu aluguel atual

Outra dica é acumular o valor da entrada que permita que as parcelas do financiamento sejam iguais ou menores do que o aluguel pago atualmente. Assim é certeza de que será possível pagar o financiamento.

Não financie se sua empregabilidade for baixa

Quem está em situação instável no emprego ou ocupa cargos que podem ser substituídos, deve evitar o financiamento agora para não acabar sem condições de arcar com seus compromissos.

Não financie se estiver endividado

Pessoas que estão com dívidas que comprometam 20% da sua renda devem evitar financiar agora. É preferível primeiro eliminar a dívida.

Ou seja, adquirir ou não um imóvel agora pode depender muito da sua própria situação financeira, porque o mercado dá sinais de melhoria, mas ainda há expectativa para melhorar mais.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply

Powered by WordPress and ThemeMag